g2h

domingo, 11 de novembro de 2012

Terçol você conhece

Terçol você conhece seus sintomas iniciais, causas e consequencias que uma infecção causada por uma bactéria e que em função disso surge uma ulcera igual a uma espinha na pálpebra de adultos e muito comum em crianças.

O local especificamente chama-se folículo do cílio podendo causar mais de um terçol ao mesmo tempo, pois a bactéria pode se disseminar para outros folículos.
 Saiba que o terçol geralmente se desenvolve no período de um ou dois dias e, costuma, se enche de pus que depois é drenado de forma espontânea. A formação de um nódulo na pálpebra pode ser um terçol ou uma calázia.
O terçol, também pode ser chamado de hordéolo, causada por uma infecção bacteriana (Staphylococcus).
Geralmente aparece em crianças e no início da adolescência, em função das alterações hormonais (apesar de afetar pessoas de todas as idades), o terçol pode ser seco com aplicações de compressas de água quente ou morna.


A higienização da área dos olhos é a principal forma de reduzir a incidência do terçol, mas não é possível evitá-lo totalmente.

Os primeiros sinais são rigidez, dor vermelhidão. Em seguida, surge uma saliência dolorida e quente, semelhante a uma espinha. Sensação de areia no olho, olho lacrimejante, coceira (como se um corpo estranho estivesse entre a pálpebra e o globo ocular) e aumento da sensibilidade à luz também são sintomas iniciais.

O seu médico pode receitar o uso de pomadas ou colírios antibióticos, quando os sintomas demoram a desaparecer..

Quando o terçol afeta pessoas idosas ou muito debilitadas, pode ser necessário o uso de antibióticos orais, uma vez que a região das pálpebras é muito irrigada e a inflamação pode disseminar-se.

O terçol pode ser desencadeado pelo estresse e pela desnutrição. Em geral, é causado pelo excesso de secreções produzidas pelas pálpebras em contato com bactérias presentes na pele.
Pode também ser secundário, provocado por uma blefarite – inflamação não contagiosa das pálpebras que provoca o aumento da produção sebácea.

Não se deve perfurar e espremer um terçol. É uma doença de evolução rápida, apesar de incômoda e, às vezes incapacitante, mas em alguns dias surge um ponto amarelo, sinal da presença de pus, que é drenado espontaneamente.

Uma doença muito semelhante ao terçol é o calázio, que ocorre na glândula de Meibômio e não é provocada por bactérias. A inflamação, apesar de visível, concentra-se na parte interna das pálpebras.

Mesmo depois de controlado, o calázio pode circunscrever-se e formar um granuloma; sem sinais inflamatórios, ele aumenta e diminui de tamanho, na medida em que a substância produzida pela glândula não consegue ser expelida.

 Trata-se, portanto, de uma doença mais delicada, que pode indicar algum defeito de refração do olho, se ocorrer com frequência. Isto é sinal de problemas na visão, a ocorrência de miopia, presbiopia, astigmatismo ou hipermetropia.

O uso de sabonetes com pH neutro é indicado para quem sofre com calázio. A oleosidade da região precisa ser reduzida, para não obstruir os canais das glândulas de Meibômio.

Contágio
O terçol não é transmitido de uma pessoa para outra. Mesmo estando perto de uma pessoa afetada pelo mal, não há risco de transmissão.

Conjuntivites são virais e bacterianas, que podem ser transmitidas pelo ar, especialmente em dias frios, quando muitas pessoas permanecem em ambientes publicos.

Calázio, também não há risco nenhum de contágio.




2 comentários:

  1. Estou com terçol e só tenho 11 anos..Socorro!! to morrendo de medo pq n posso faltar na escola...

    ResponderExcluir
  2. Gnt socorro estou com um terçol oq faço pra acabar com ele.. mim ajudem

    ResponderExcluir

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE

PESQUISE NO GOOGLE